domingo, 17 de outubro de 2010

Sobre Machado de Assis & olhos de ressaca

Algumas obras ficam para a literatura. E hoje, quero falar de um dos maiores mistérios da literatura brasileira: Afinal, ela traiu ou não?

Claro. Capitu traiu Dom Casmurro? Bentinho era so vitima de um ciume doentio? Quem pode saber?
A historia é a historia de amor de Bentinho, e Maria Capitolina, a Capitu, com seus "olhos obliquos e dissimulados de cigana. Olhos de ressaca". E como a ressaca marinha, do ponto de vista do narrador, ao menos, os olhos de Capitu o tragaram para o fundo.
Sentindo-se intelectualmente inferior a Capitu, e menos dado a seu temperamento dito "aventureiro", Bentinho começa a desconfiar das relações de Capitu e de Escobar, seu amigo. Certas cenas podem ser descritas como ligeiramente alucinadas, ou resignificadas pela memoria de um homem doente de ciumes. Ou podem ser um homem vendo através do jogo de sua esposa dubia e infiel.
Um pouco de pano de fundo. A mãe de Bentinho tentava engravidar, sem sucesso. Apos um natimorto, ela finalmente consegue ter Bentinho. Ela fez a promessa dele ser seminarista, o que acaba não dando muito certo, mas tem efeitos na religiosidade de Bentinho e na sua visão do mundo em geral. Crescido, Bentinho acaba casando com sua vizinha, Capitu, bela morena de olhos de ressaca (eu precisei de um tempo p descobrir que não eram olhos injetados e empapuçados). Depois do casamento, Bentinho é totalmente dominado pela inteligência, e principalmente pelo carater forte de sua esposa. Ele tem um grande amigo, Escobar, que vai ser o grande pivô desse romance. Bentinho e Capitu, que tem um filho, Ezequiel. Para os olhos de Bentinho, Ezequiel é parecidissimo com Escobar. Mas não parece provocar grandes repercussões nos outros, o que sugere que a semelhança seja mais na cabeça do narrador. Ou, que o corno é o ultimo a saber.
Ao longo da historia, Bentinho sai da Rua de Matacavalos para uma casa na Praia da Gloria, embora ele nunca tenha efetivamente saido da casa de sua mãe: as casas são idênticas, em cada minimo aspecto.

Um pouco sobre Machado de Assis: ele tinha tudo para ser o grande zero a esquerda: Mulato, pobre, epilético, sem entradas na Corte. Um homem que poderia ser um pobre diabo, em suma. Isso gerou duas coisas em sua obra: uma ironia contra os grandes do mundo, e um sucesso inacreditavel e internacional. Devemos lembrar que Machado de Assis fundou o que foi um dia o maior repositorio de escritores de brilho, a Academia Brasileira de Letras. Sem comentarios suplementares.
Para fazer isso, ele se alimentou de qualquer fonte intelectual disponivel, e atraves de um brilhantismo intelectual que é dado a poucos, caminhou por todos os gêneros literarios, de colunas jornalisticas a romances, passando por contos, peças e crônicas. Um escritor completo.

By Adriano Sant'André

Um comentário:

  1. Foi barbaro seu resumo.Pois todos tem a grande duvida da traição,e vc descreve a realidade da obra.Bjs

    ResponderExcluir