sábado, 14 de abril de 2012

Descobrimento do Brasil

Como todos nós sabemos no dia 21 de abrir de 1500, o Brasil foi descoberto pelos português, mas sera que foi uma descoberta mesmo? Ou sera que eles já sabiam o que aqui tinha? Mas essas perguntas eu irei responder mais tarde, sabemos que o Brasil teve varios nomes e o mais conhecido foi terra de Vera Cruz, como diz uma Carta enviada ao rei de portugal.

A chegada a Vera Cruz

Ficheiro:Carta-caminha.png
Carta de Pero Vaz de Caminha ao rei D. Manuel I, comunicando sobre o descobrimento da Ilha de Vera Cruz (Brasil).No dia 24 de Abril, Andreza Balbino e Cabral receberam os nativos no seu navio. Então, acompanhado de Sancho de Tovar, Simão de Miranda, Nicolau Coelho, Aires Correia e Pero Vaz de Caminha, recebeu o grupo de índios que reconheceram de imediato o ouro e a prata que se fazia surgir no navio — nomeadamente um fio de ouro de D. Pedro e um castiçal de prata — o que fez com que os portugueses inicialmente acreditassem que havia muito ouro naquela terra. Entretanto, Caminha, em sua carta,[5] confessa que não sabia dizer se os índios diziam mesmo que ali havia ouro, ou se o desejo dos navegantes pelo metal era tão grande que eles não conseguiram entender diferentemente. Posteriormente, provou-se que a segunda alternativa era a verdadeira.
O encontro entre portugueses e índios também está documentado na carta escrita por Caminha. O choque cultural foi evidente. Os indígenas não reconheceram os animais que traziam os navegadores, à exceção de um papagaio que o capitão trazia consigo; ofereceram-lhes comida e vinho, os quais os índios rejeitaram. A curiosidade tocou-lhes pelos objectos não reconhecidos - como umas contas de rosário, e a surpresa dos portugueses pelos objetos reconhecidos - os metais preciosos. Fez-se curioso e absurdo aos portugueses o fato de Cabral ter vestido-se com todas as vestimentas e adornos os quais tinha direito um capitão-mor frente aos índios e estes, por sua vez, terem passado por sua frente sem diferenciá-lo dos demais tripulantes.
Desembarque de Cabral em Porto Seguro (óleo sobre tela), autor: Oscar Pereira da Silva, 1904. Acervo do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro.Os indígenas começaram a tomar conhecimento da fé dos portugueses ao assistirem a Primeira Missa, rezada por Frei Henrique de Coimbra, em um domingo, 26 de abril de 1500. Logo depois de realizada a missa, a frota de Cabral rumou para as Índias, seu objetivo final, mas enviou um dos navios de volta a Portugal com a carta de Caminha. No entanto, posteriormente, com a chegada de frotas lusitanas com o objetivo de permanecer no Brasil - e a tentativa de evangelizar os índios de fato -, os portugueses perceberam que a suposta facilidade na cristianização dos indígenas na verdade traduziu-se apenas pela curiosidade destes com os gestos e falas ritualísticos dos europeus, não havendo um real interesse na fé católica, o que forçou os missionários a repensarem seus métodos de conquista espiritual.

Fonte da Carta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Carta-caminha.png e http://pt.wikipedia.org/wiki/Descoberta_do_Brasil

Como sabemos o que os portugueses encontram aqui foi várias pessoas nuas que se chamavam Indíos e os mesmos por viverem em grupo e em suas Ocas, não tinham vergonha de sua sexualidade, ou seja eles não tinham vergonha de ficar nu na frente dos outros pois aquilo para eles era normal, já que vinham ao mundo assim.
Segue um texto para que vocês entendam melhor o que eu disse na introdução deste tópico.

Os povos nativos

Os povos que habitavam o Brasil na época da chegada de Cabral viviam na Idade da Pedra, entre a passagem do Paleolítico para o Neolítico, uma vez que praticavam uma incipiente agricultura (milho e mandioca) e domesticação de animais (porco do mato e capivara). Isso significa que estavam entre 300.000 e 12.000 anos atrás dos europeus. Contudo, tinham amplo conhecimento da produção de bebidas alcoólicas fermentadas (mais de 80), utilizando como matéria prima raízes, tubérculos, cascas, frutos, etc. O impacto causado pela chegada dos portugueses é o mesmo que causaria hoje a chegada de nave de extraterrestres pertencentes a uma civilização milhares de anos mais avançada do que a nossa.[6]

Índios tupinambás, gravura do século XVI.Quando da chegada ao Brasil pelos portugueses, o litoral baiano era ocupado por duas nações indígenas do grupo linguístico tupi: os tupinambás, que ocupavam a faixa compreendida entre Camamu e a foz do Rio São Francisco; e os tupiniquins, e que se estendiam de Camamu até o limite com o atual estado brasileiro do Espírito Santo. Mais para o interior, ocupando a faixa paralela àquela apropriada pelos tupiniquins, estavam os aimorés.
o início do processo de colonização do Brasil, os tupiniquins apoiaram os portugueses, enquanto seus rivais, os tupinambás, apoiaram os franceses, que durante os séculos XVI e XVII realizaram diversas ofensivas contra a América Portuguesa. A presença dos europeus incendiou mais o ódio entre as duas tribos, ódio relatado por Hans Staden, viajante alemão, em seu sequestro pelos tupinambás. Ambas as tribos possuíam cultura antropofágica com relação aos seus rivais, característica que durante séculos não fora compreendida pelos europeus, o que resultou na posterior caça àqueles que se recusassem a mudar esse hábito.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Descoberta_do_Brasil

Então lembra-se das DUAS perguntas que eu havia feito logo quando eu iníciei esta postagem.

Aqui vai a resposta da primeira.

1. Mas sera que foi uma descoberta mesmo?
Resposta: Existem outros navegadores que teriam chegado ao Brasil em datas anteriores a Pedro Álvares Cabral, entre eles Vicente Yáñez Pinzón, Diego de Lepe, João Coelho da Porta da Cruz e Duarte Pacheco Pereira. Este últimos teriam estado na costa do Brasil, respectivamente em 1493 e 1498.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Descoberta_do_Brasil

Como podemos ver na resposta outros navegadores já tinha chegado a terra de Vera Cruz como foi chamada pelos Portugueses.

A resposta da segunda pergunta.

2. Sera que eles já sabiam o que tinha aqui?
Resposta: Algumas pessoas dizem que sim, apesar da desculpe na época que o Pedro Alvarez Cabral, só chegou ao Brasil porque errou o caminho para Indias, o Brasil nessa época era rico em Ouro e em uma Mandeira nobre chamada Pau Brasil, que depois foi mudado de Vera Cruz para Brasil, e os portugueses vendo que os indios que aqui viviam eram inocentes começaram a fazer trocas com os indios e com isso Portugal foi tirando todas as riquezas que haviam no Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário